Manutenção de sites: Por que preciso ter a manutenção no site?

Não é segredo que as tecnologias estão em constante desenvolvimento. Isso ocorre principalmente na Web, em que todos os dias surgem novas versões ferramentas, paradigmas de desenvolvimento e formas diferentes de abordar problemas na criação de sites.

Criar um site e colocá-lo no ar já deixou de ser uma tarefa complexa, executada apenas por profissionais especializados. Na web, existem várias ferramentas gratuitas e pagas que permitem a pessoas que nunca digitaram uma linha sequer de códigos criarem páginas de todos os tipos.

Mas a criação de um site acaba quando ele fica online? A resposta é: não! As aplicações web são sistemas que estão em constante mutação e evolução. Nesse cenário, a manutenção de sites aparece como companheira inevitável dos criadores.

A seguir, você entenderá como ocorre esse processo e quais as situações pontuais em que ele deve ser executado. Confira!

 

Por que fazer a manutenção de sites?

Se você é uma pessoa ligada à tecnologia, sabe que se trata de uma área que está em constante evolução. Quando falamos em TI, parece que o tempo fica mais curto: softwares, sites e dispositivos criados há mais de 5 anos, por exemplo, já são considerados peças de museu.

A manutenção do site deve ser feita para garantir que o site tenha:

  • Legibilidade – o site deve ser exibido corretamente em diferentes dispositivos com telas diferentes, notebooks, celulares, tablets, etc.
  • Segurança – a manutenção de site vai garantir as versões mais recentes e seguras das tecnologias utilizadas no site, como por exemplo, a versão do PHP e MySQL, evitando problemas com vulnerabilidades e ataques;
  • Compatibilidade – o site deve permanecer compatível com navegadores modernos de acordo com as atualizações e mudanças que ocorrem na Web;
  • Credibilidade – um site que recebe manutenção periódica dificilmente vai exibir erros de certificado, passando uma boa impressão de preocupação com os dados dos visitantes.

Fora as questões técnicas, também é muito importante que o site mantenha o seu conteúdo atualizado.

Além dos textos e informações das páginas, a manutenção do site vai prevenir links quebrados, erros HTTP e problemas de redirecionamento.

Essas são coisas que o Google e outros mecanismos de busca levam em consideração para o posicionamento em suas páginas de resultados.

É preciso ficar atento a esses detalhes que influenciam no desempenho do SEO do seu site, e, que por sinal, está sempre mudando e também merece atenção na manutenção de sites.

Fazendo um breve apanhado das mudanças das tecnologias Web nos últimos anos, podemos ver que houveram mudanças importantes:

  • Surgiu o conceito do Mobile First e site responsivo com a popularidade dos dispositivos móveis como celulares e tablets;
  • O Adobe Flash deixou de ser uma tecnologia usada no desenvolvimento web, sendo substituída pelo HTML5;
  • Foi estabelecido o conceito de PWA (Progressive Web Apps), os sites que funcionam como aplicativos para smartphones;
  • A versão mais usada da linguagem PHP teve seu desenvolvimento descontinuado e uma nova versão foi lançada;
  • Os navegadores passaram a exigir um certificado SSL para que os sites não sejam mostrados como inseguros.

E essas são apenas algumas das mudanças que ocorreram nos últimos tempos.

Nesse contexto, seria incoerente acharmos que, ao criarmos um site, ele se manteria em pleno funcionamento automaticamente. Além da atualização do conteúdo, é necessária uma série de ações para mantê-lo seguro, funcional, compatível com os principais navegadores e com um bom desempenho.

Eduardo menezes
Desenvolvedor Web, Consultor Digital e membro da equipe Create7
Siga-me:
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x