Como criar uma loja virtual ?
Hoje em dia cerca de 97% das pessoas pesquisam online antes de comprar em uma loja físicas, esse número segue crescendo. Se os seus clientes pesquisarem por um produto ou serviço que sua empresa oferece, eles poderam comprar ou te encontrar online ?
O ambiente online se tornou destino certo de quem realiza vendas, seja de produtos ou até mesmo de serviços e experiências. “Mas como faço para criar uma loja virtual, especialmente se eu não tenho muita intimidade com o meio online?”
Essa pode ser a sua dúvida. E certamente é a de muitas outras pessoas.
Observamos o crescimento e o impacto que a internet exerce sobre as nossas vidas e negócios, mas muitas vezes não sabemos quais são os primeiros passos para pode fazer com que ela seja nossa aliada na hora de ganhar dinheiro.
Realizar vendas pela internet é essencial! Não deixe o seu empreendimento fora dessa jogada. Saiba como criar uma loja virtual com as dicas da Create7 e ganhe dinheiro com o seu comércio eletrônico.
Uma loja virtual ou e-commerce é um site que permite a venda de produtos através da internet e no qual o consumidor recebe suas compras em casa ou ou então as retire em outro ponto.
Numa loja virtual, o comerciante cadastra os produtos e seus preços e também pode viabilizar as formas de pagamento e entrega, entre outras funções.
Para o cliente, geralmente é possível adicionar itens a um carrinho de compras online, algo bem parecido como o que fazemos em uma loja física.
É importante entender bem o conceito se você realmente deseja montar uma. Além disso, o interessado precisa oferecer para os clientes uma série de vantagens e garantias, tais como a comodidade e segurança.
Uma loja virtual é um empreendimento que oferece muitas vantagens. Uma das principais é a economia com gastos para manter a estrutura em relação à uma loja física, como aluguel, vendedores, atendentes, etc.
Muitos destes gastos são minimizados ou até mesmo eliminados, como o caso do aluguel.
Outra vantagem é que o público pode crescer imensamente, pois dependendo das opções de entrega, é possível vender para pessoas em qualquer parte do mundo.
Cada vez mais pessoas têm optado por realizar suas compras na internet pois elas acham muito mais prático não ter que ir até uma loja. Esse é o grande diferencial de uma loja online, o objetivo é vender não apenas produtos, mas também a ideia de comodidade.
Confira abaixo o passo a passo sobre como montar uma loja virtual!
Determine seu segmento
Bom, o primeiro passo para criar sua loja virtual deve ser fácil para quem já realiza vendas numa loja física e quer começar a vender online, pois é muito provável que você já tenha seu segmento bem delimitado.
Mas quem vai começar a empreender e vai montar uma loja virtual, determinar o seu segmento deve ser sua primeira decisão. A partir disso será possível analisar o mercado e pensar em estratégias e diretrizes, além de conseguir identificar seu público alvo.
Sendo assim, escolha um segmento com o qual você se identifique e que observe boas oportunidades de crescimento.
Registre um domínio e escolha o plano que atenda sua necessidade.
Assim como um site comum, é necessário registrar um nome de domínio, ou seja, o nome da sua empresa na internet. Ex: create7.com.br.
O domínio é o endereço da sua página na web e também pode ser usado para que sua empresa tenha um email profissional. Ex: atendimento@create7.com.br.
Depois disso, você precisa escolher entre usar uma plataforma de ecommerce ou desenvolver um exclusivo. Estes dois tipos fazem grande diferença entre os custos e o operacional veja abaixo as principais diferenças
- Plataforma de Ecommerce
A plataforma de ecommerce é a forma mais econômica e fácil de iniciar sua loja virtual, nela você já vem com uma loja pré montada onde você precisará apenas inserir as informações do seu negócio, cadastrar seus produtos e configurar as integrações de pagamento, entrega. etc.
Este modelo de negócio passa por atualizações constantemente o que ajuda ainda mais a manter sua loja sempre atualizada com softwares e recursos novos. - Desenvolver uma loja exclusiva
Este modo é indicado a usuários que já possui um negócio fisico e deseja expandir para a internet, nela você pode solicitar que venha com recursos e funções personalizadas que atendem ao seu negócio, é uma forma de ter algo seu e profissional. podendo ter mudanças feitas quando desejado .
Pagamentos e segurança
Outra preocupação que se deve ter ao criar uma loja virtual é quanto às formas de pagamento e a garantia de segurança dos dados dos compradores para o resguardo do cliente e da loja.
É algo que deve ser levado muito a sério, pois o medo de fraudes e golpes é ainda um problema que impede com que muitas pessoas realizem compras online.
Tenha em mente também que quanto mais formas de pagamento disponíveis, maiores são as chances de vender.
Você pode escolher 3 formas para receber os pagamentos:
- Intermediadores;
- Gateways;
- Integração direta com o adquirente.
Para evitar que sua loja sofra fraudes de pessoas comprando com cartões roubados, por exemplo, o ideal é contar com algum mecanismo de detecção anti-fraude.
Para ajudar a garantir maior segurança dos dados, é possível ainda contratar um certificado de SSL (Secure Socket Layer) que serve para proteger os dados que os compradores inserem em formulários de compra (este certificado SSL já está incluso nas plataformas de ecommerce Create7).
O SSL impede que possíveis invasores roubem informações de pagamento. Já um scan de Aplicação e IP consegue localizar quaisquer vulnerabilidades na sua loja virtual que possam significar que um invasor acesse o banco de dados e roube informações.
Divulgação
Bom, uma vez que as plataformas de e-commerce ou desenvolvimento de loja estiverem prontas, é necessário realizar um trabalho de marketing para divulgá-las e fazerem com que as pessoas acessem e comprem.
Já que o meio é o virtual, nada mais justo que a divulgação seja feita por através do marketing digital, afinal de contas é neste meio que seu público está.
As redes sociais são grandes aliadas. Através delas, além de atrair pessoas, é possível ainda se relacionar com o público e construir um vínculo com essas pessoas.
Outra forma de atrair o público para a sua loja virtual é através da criação de conteúdo de qualidade nas redes sociais e relevante relacionado ao seu nicho.
É uma estratégia que traz um ótimo resultado, pois seus produtos tendem a ganhar muito mais visibilidade e aumenta as chances de conversão e de compras.
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Quem precisa criar sua loja virtual pode contar com a ajuda da Create7! Nós somos especialistas na construção de sites otimizados, garantindo que suas páginas estejam nos primeiros resultados do Google.
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